RSS

Vikings – O Retorno de Sven – HQ (!!)

31 ago
Capa da primeira Northlanders

Capa da primeira Northlanders

Continuando minha saga em busca de textos, revistas, filmes e quaisquer outras mídias que enfoquem o universo dos vikings, li, no último final de semana a História em Quadrinhos “Vikings”, publicada na revista Vertigo. Se você pensou que o título acima se referia ao Sven Svensson, ainda não é, mas em breve teremos notícias dele!

A HQ “Vikings” é escrita por Brian Wood e ilustrada por Davide Gianfelice, pelo menos esse primeiro arco, chamado “O Retorno de Sven”. As histórias foram originalmente publicadas em 2008, pela DC Comics, como título “Northlanders”, que seria algo como Homens do Norte ou Nórdico (tradução que funcionaria muito melhor para a HQ).

O que posso dizer da HQ é que ela é estranha… Primeiramente o personagem principal não tem qualquer carisma. Está certo que em minhas aventuras de vikings o atributo que os jogadores menos prezam é exatamente o carisma, mas seus personagens sempre têm traços de personalidade que os tornam atraentes, interessantes e legais de se acompanhar. Isso não acontece com o Sven do quadrinho [O Sven Svensson do Vikings: Guerreiros do Norte dá de 10 nele! :)]. Trata-se de um personagem com sérios desvios morais, que resolve as coisas somente no fio da espada e que, no final das contas, não sabe muito bem o que quer. É aquele velho estereótipo de vikings violentos e sem qualquer profundidade.

Uma das sequências mais interessantes da oito revistas

Uma das sequências mais interessantes das oito revistas

O interessante é que o personagem é um Varegue, ou seja, um nórdico que compõe a guarda Varangiana (uma força de elite formada por vikings a serviço do governo de Constantinopla). Isso é legal, pois o autor soube explorar um aspecto das histórias nórdicas muito pouco divulgado e comentado. Mas isso se resume ao início da saga e a alguns flashbacks do personagem principal. Depois, os quadrinhos tomam rumo às Órcades (ilhas ao norte da Escócia) e ali se desenrolam as relações do personagem com a sua antiga vila, agora sob o domínio de seu tio que certamente é Caótico e Mal!

A ilustração é muito boa e é o ponto forte da HQ. Vemos que ilustrador e roteirista fizeram o dever de casa e pesquisaram para a criação do visual. Não há vikings com elmos de chifres ou outras deturpações que normalmente vemos por aí. A retratação do ambiente natural, das vilas e das embarcações é perfeita. Bem como a indumentária dos personagens. O ilustrador só peca em fazer algumas tropas de nórdicos e saxões vestindo uniformes de uma única cor e com elmos e feições semelhantes (para diferenciar os nórdicos dos saxões ele faz todos os saxões imberbes e de azul e os nórdicos em tons de laranja e beje e todos barbudos).

Não sei se era porque eu havia acabado de ler o Terra em Chamas ou se realmente o roteiro da HQ é fraco. Mas o fato é que não me agradou muito. Além de ser uma história, como disse, estranha (não consigo pensar em outra definição, pois algumas atitudes dos personagens e o desenrolar da trama é esquisito), ela não é cativante, não tem grandes revelações ou momentos de exaltação. De qualquer forma, vou acompanhar o próximo arco de história (chamado de Era dos Vikings) e esperar que seja melhor que o primeiro… Dou notícia aqui! 😉

Post Scriptum:

1) Você pode baixar o primeiro capítulo da saga diretamente do site da DC Comics clicando aqui (em inglês).

2) Classificação: ! – Péssimo • !! – Ruim • !!! – Regular • !!!! – Bom • !!!!! – Ótimo

Anúncios
 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: