RSS

D&D Encounters = Happy Hour RPG

31 ago

Com o lançamento da 4ª edição do D&D a Wizards criou uma série de eventos chamados D&D Encounters e, com isso, acabou desenvolvendo uma nova maneira de se jogar.

O D&D Encounters é uma modalidade de jogo provida pela Wizards na forma de temporadas, que permite aos jogadores participarem de aventuras oficiais dividas em encontros que ocorrem semanalmente. Ou seja, cada sessão de jogo se restringe a somente um encontro que dura entre uma hora e uma hora e meia e que acontece num dia específico de cada semana. As aventuras são oficiais de cada um dos cenários tema dos jogos e modulares, permitindo que o jogo flua de maneira adequada para o formato determinado.

E por acontecer neste formato, o D&D Encounters por aqui acabou se tornando um Happy Hour RPG. Como trata-se de um joguinho rápido e que acontece durante os dias utéis, os jogadores saem do trabalho ou do estudo (ou aqueles que são atoa na vida, saem de casa mesmo!) e dão uma passadinha na loja (todos os jogos devem ser sansionados por uma loja) para jogar uma partidinha rápida de RPG com os amigos.

D&D Encounters Dark Sun

D&D Encounters Dark Sun

Nesse ponto, o sistema do Encounters é fantástico! Um dos grandes problemas em se jogar RPG atualmente é exatamente conseguir reunir o grupo. Vivemos num período em que todos estão ocupados, na correria da vida e cheios de outros afazeres. O RPG fica em segundo plano (ou terceiro, ou quarto…) e o mestre dificilmente consegue trazer seus cinco ou seis jogadores para uma mesa de quatro a seis horas de jogo. Mas quando o jogo tem uma duração curta e o jogador não precisa ter participado de todas as outras sessões para ingressar na aventura, tudo fica mais fácil. Muitos amigos da era Old School que não jogavam mais, passaram a jogar por conta dos Encounters.

Outro aspecto interessante é a abordagem dada aos participantes da aventura. A Wizards orienta que a mesa de jogo possa ser constantemente cambiante. Ou seja, se um jogador participar num dia e não aparecer no outro, mas se houver quem o substitua, o jogo pode continuar. Isso acontece mesmo que todos os jogadores sejam substituídos. Estranho? Não! A lógica é a seguinte: quando o mestre vai começar uma nova aventura de RPG, ele tem que contar uma história pregressa aos jogadores, dizendo a eles o que aconteceu até o momento em que a aventura começa. Pois bem, um jogador que está ingressando na aventura na quarta sessão, por exemplo, na verdade está começando uma nova aventura naquele momento. Então, basta o mestre contar a ele tudo o que ocorreu até aquela sessão, como se tudo aquilo fosse parte do prelúdio do jogo e começar a aventura! Uma dica interessante é deixar que os jogadores remanescentes das sessões anteriores façam esse prelúdio.

Revivendo Keep on the Borderlands no D&D Encounters

Revivendo Keep on the Borderlands no D&D Encounters

Com todos esses elementos: aventura pronta e cheia de material visual atraente, tempo curto de jogo por sessão e possibilidade de ingressar na aventura a qualquer momento, a Wizards criou uma nova maneira de se jogar RPG e um estilo de jogo que se firmar como uma nova maneira de se jogar RPG.

Até o momento tivemos duas temporadas de Encouters. A primeira foi em Forgotten Realms e a segunda, que ainda está acontecendo, de Dark Sun. A Wizards já anunciou a próxima temporada, que será de Keep on the Boardlands, no melhor estilo Old School. Se mantiverem o padrão de sempre fazer uma temporada de encounters para um lançamento, podemos esperar algo para Ravenloft e para todos os outros cenários que estão por vir.

Eu, sinceramente, espero que haja muitas temporadas nos próximos anos!

Se você é de Juiz de Fora (MG), pode participar das sessões de D&D Encounters na Conclave Comi Shop – Rua Santo Antônio, 1430 – Centro. Se é de outra cidade, faça uma busca da loja responsável na sua região no próprio site da Wizards…

Veja aqui o vídeo da Wizards falando sobre o D&D Encounters:


Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em agosto 31, 2010 em RPG, HQs e Cards

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: