RSS

Crônicas Saxônicas vol. 5 – Terra em Chamas (!!!!)

29 ago
Terra em Chamas

Terra em Chamas

Quando Bernard Cornwell falou em seu site que não sabia quantos livros iriam compor as Crônicas Saxônicas eu fiquei desanimado. Um amigo chegou a dizer que só começaria a ler os livros depois que a saga estivesse completa. “Vai que ele morre antes de concluir“, comentou. Mas depois de terminar o quinto volume da série – Terra em Chamas – eu quero mais é que haja tantos livros quantos Cornwell for capaz de escrever.

Terra em Chamas continua a saga de Uthred de Bebbaburg em sua vida de conflitos tanto bélicos, quanto psicológicos. Aliás, a minha grande crítica ao livro é o fato de o autor se pautar novamente por uma fórmula que ele já havia usado em outros livros da série. Mais uma vez ele usa o seguinte modelo para delinear a trama (é spoiler por isso, se quiser ver, clique com o mouse e arraste sobre a área branca):

UTHRED LUTA POR ALFREDO + UTHRED TEM UMA GRANDE PERDA + UTHRED SE REBELA CONTRA ALFREDO + UTHRED VIKING NOVAMENTE + UTHRED RETORNA PARA ALFREDO = UTHRED MATA, LIDERA EXÉRCITOS E SOFRE UM ETERNO CONFLITO MORAL EM SEU ÍNTIMO

E isso é ruim?! Não! A fórmula, apesar de repetitiva, funciona magistralmente nas desventuras de Uthred. O modo como Cornwell narra os fatos e a profundidade psicológica de cada um dos personagens vencem qualquer cliché que possa existir no livro. E Uthred é um poço de conflitos pessoais que tenta se mostrar sempre decidido, o que torna cada uma de suas idas e vindas mais interessante. Só espero que Conwell não converta o personagem principal ao cristianismo no final da saga. Isso deixaria muita coisa que aconteceu nos cinco livros até agora sem sentido.

E, em se falando em personagem principal, estou cada vez mais convencido de que Alfredo (e sua linhagem) é, na verdade, o personagem chave de toda a trama. Uthred é quem narra a história, quem está sempre presente, é através dele que tudo se desenrola e é sob seu ponto de vista que vemos o caminhar da história. Mas, no fundo, tudo o que acontece se refere ao período de Alfredo como Rei de Wessex e seu desejo de unificar a Inglaterra, tornando-se rei de todos os povos de língua inglesa naquela época. Vamos esperar os próximos (ou próximo) livro para ver como o autor vai ligar os destinos de Uthred e a linhagem de Alfredo.

Mas voltando a falar do livro, Terra em Chamas pode parecer, a um leitor desatento, uma sucessão de batalhas pelo domínio de territórios na Grã-Bretanha. E é mesmo! São MUITAS batalhas ao longo das quase 400 páginas do livro. E, como de costume, todas formidavelmente narradas por Cornwell. Dá para sentir o ribombar dos guerreiros se chocando quando o autor descreve uma parede de escudo. Mas entremeando cada uma das batalhas, e mesmo dentro delas, há os joguetes políticos, os sentimentos de cada um dos envolvidos, a intricada trama que envolve o trono e o domínio da Inglaterra e, sobretudo, há a personalidade dos personagens, que a cada livro se torna mais densa, mais real e mais detalhada. Ah! E há abelhas também, mostrando como pequenos detalhes podem ser a diferença entre o fim e o recomeço…

Por fim, um detalhe sobre a edição brasileira. A capa, linda como as quatro anteriores e que dá de 10 nas capas estrangeiras, foi um brincadeira dos editores e do ilustrador com o “célebre” Techinoviking. Não sabe do que se trata? Veja o vídeo do youtube abaixo e vai saber… 🙂 Um easter egg interessante, juntamente com o martelo de Thor, que possui uma cabeça de princesa Léia, segundo o próprio ilustrador.

Capa do Terra em Chamas baseada no Technoviking

Capa do Terra em Chamas baseada no Technoviking

Então, se você ainda não conhece essa série de livros de Bernard Cornwell e tem interesse pelos Vikings e os povos que habitavam as ilhas britânicas no período de apogeu nórdico, não deixe de conferir. Cornwell, antes de ser escritor é historiador, e seus livros misturam história e ficção como poucos. Recomendo!

Post Scriptum:

1) Resenhei também os três primeiros livros da série e você pode ler as resenhas nos seguintes links:

Não fiz uma resenha para o quarto livro. Para mim ele foi o pior de todos da série e me pareceu um prolongamento meio dispensável da história. Prefiro falar bem e não mal, por isso deixei passar. De qualquer modo o classificaria da seguinte forma: Crônicas Saxônicas vol. 4 – A Canção da Espada (!!).

2) Classificação: ! – Péssimo • !! – Ruim • !!! – Regular • !!!! – Bom • !!!!! – Ótimo

3) Conheça o Technoviking:

Anúncios
 
6 Comentários

Publicado por em agosto 29, 2010 em Recomendo, Resenhas

 

Tags: , ,

6 Respostas para “Crônicas Saxônicas vol. 5 – Terra em Chamas (!!!!)

  1. Fabrício Camargo

    agosto 29, 2010 at 12:48 pm

    Tá bom, você já escreveu sobre o livro que vc gosta e estava lendo e já tomou seu banho de sol.
    Agora volta já pra sua jaula e trata de continuar escrevendo o Vikings!!!hehe.

    Mas só leio depois que vc pegar o Song of Ice and Fire pra ler, hehehehe

    Boa resenha (não li o spoiler)
    Abs

    Krogen!!! (sotaque da baixa Nidavellir)

     
  2. NandaFernandes

    março 31, 2011 at 4:04 pm

    Alguém pode PELO AMOR DE DEUS, me dizer que o senhor Bernard vai escrever o livro 6 da saga?! Sempre mostra o Uthred velho falando do seu reino junto ao mar e eu quero ver como ele chegou lá pow! Não é possível que Bernard vai me deixar na mão! E não entendi qual a importância desse “Technoviking” prele virar capa do livro!

     
  3. claudinei

    outubro 15, 2012 at 11:05 pm

    ja escreveu e ja comprei so que nao to achando 5\

     
  4. Matheus Silva Gomes

    outubro 5, 2013 at 11:19 pm

    Gostei da sua criticca sobre o Cronicas!!! estou para ler o 6 ainda e estou ancioso para a chegada do 7, que ja tem ate tilulo lancado! E posso adiantar pra voce ficar despreocupado, porque Uhtred ainda e pagao no final de tudo, porque ele ja narra a historia anos depois dos acontecimentos… E uma forma marcante que Cornwell usa pra escrever, tambem presenciei isso em outra saga dele, Cronicas de Artur, que tambem e um livro epico!!!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: