RSS

Runas do Norte #5 – Regler för Alla [Regras para Todos]

20 ago

Logotipo - Vikings: Guerreiros do NorteMuitos estão se perguntando se o Vikings vai para a 4ª  edição do D&D e alguns estão ainda torcendo o nariz, antecipadamente, para esta possibilidade. Pois bem, aqui vai a nossa resposta a esta pergunta: SIM, o Vikings vai para a 4ª edição e NÃO, o Vikings permanece na edição 3.5 do D20 System!

Como é isso?! É simples, vamos trabalhar com os dois sistemas. Não vamos abandonar os fãs do cenário que não aderiam à nova edição e vamos conquistar novos e antigos jogadores que adotaram a maneira mais atual de se rolar um D20. Ou seja, ninguém precisa se preocupar, pois vai poder jogar com os Guerreiros do Norte no seu sistema preferido.

Mas como nada é simples assim, vamos a algumas explicações.

Por que passar para a 4ª edição do D&D?

Qual sistema? A escolha é sua!

Qual sistema? A escolha é sua!

Bem, imaginem se a Conclave fosse uma empresa fabricante de jogos de videogame. Atualmente existem o PS3 e o X-Box 360, videogames de última geração e produtos de ponta no mercado. Apesar disso, o Marcelo Oliveira, gerente da Conclave, acha que o Super Nintendo foi o videogame mais divertido até hoje. Então, eu pergunto, por conta disso o Marcelo vai fazer com que a Conclave, produtora de games, lance jogos para Super Nintendo ou para PS3 e X-Box 360?!

Pode parecer uma analogia boba, mas a verdade é que o mercado caminha e as empresas têm que se adaptar. A Wizards descontinuou a edição 3.5 do D&D e não dará mais suporte para a mesma, portanto é razoável que outras empresas passem a trabalhar com o material mais atual também. Isso aconteceu com a Mongoose, a Fantasy Flight, e com muitas outras e está acontecendo também com a Conclave.

No entanto, ainda há um grande número de fãs e entusiastas da edição 3.5. Na verdade, os jogos desta edição são, atualmente, mantidos por fãs e por iniciativas de fãs. E isso é fantástico, pois são os fãs, os jogadores e os aficionados que mantêm o nosso hobbie. Portanto, nada mais justo do que a Conclave manter seus RPGs também compatíveis com esta edição.

Vikings e 4ª edição são compatíveis (ou a 4ª edição parece videogame)?

Sempre ouvi o jargão: a 4ª edição do D&D transformou o RPG em videogame. E não foi a toa que eu fiz a analogia com os games acima. Eu mesmo falei isso logo no início da nova edição do D&D. E realmente, à primeira vista, ao se visualizar aquelas tabelas coloridas de poder e, principalmente, quando se observa a identidade visual do D&D 4.0 somos remetidos aos jogos eletrônicos.

Mas a verdade é que não é bem assim… A meu ver o que os designers da Wizards fizeram foi simplificar as coisas para os jogadores e mestres. Montar fichas de personagens ficou bem mais prático e rápido, e se olharmos atentamente, não mudou muita coisa. É claro, em termos de regras e dinâmica de jogo houve mudanças, mas no conceito não! E o que faz uma mesa de RPG é o conceito.

E aí vem a questão: Vikings é compatível com essa nova dinâmica? Quando começamos a trabalhar nas novas linhas do cenário ficamos com medo de que a 4ª edição não se encaixasse bem. Mas com o trabalho, percebemos que com os devidos ajustes a nova edição do D&D funciona tão bem quanto a anterior.

É claro que Vikings não é um cenário de fantasia exagerada, no qual magos lançam bolas de fogo e raios sem pestanejar. Em Vikings a magia existe, mas não é acessível a todos e se pronuncia somente em patamares superiores. Por isso, a conversão do cenário e de seus elementos para a 4ª edição demandou uma série de adaptações. Como foi feito pela própria Wizards em Dark Sun foram as regras que se adaptaram ao cenário e não o inverso.

Por isso, tivemos que excluir algumas classes e raças, criar o Conjurador Rúnico, que substitui as classes arcanas, refazer as raças do cenário e criar novas (e simples) regras que levam para a mesa de jogo os conceitos do universo de Vikings.

Aí alguém vai dizer: mas espere aí, foi exatamente isso que vocês fizeram quando lançaram o Vikings para a edição 3.5. E nós respondemos: foi sim, exatamente! Essa adaptação já existia para a edição anterior e foi necessária novamente, num novo patamar e de forma diferente, mas para garantir o mesmo efeito no final. E, acreditem, a GSL não é tão restritiva assim…

 

Jotunym 4.0 - Clique para ampliar

Jotunym 4.0 - Clique para ampliar

Qual sistema é melhor?

Essa é a pergunta clássica dos jogadores de RPG. E eu respondo com outra pergunta: existe sistema melhor?!

O melhor sistema é aquele com o que você mais se diverte contando uma história de forma interativa num cenário fantástico. E isso é RPG, contar uma história em grupo e se divertir com ela!

Dentre os autores do Vikings temos uma divisão. Alguns gostam mais da edição 3.5 e outros da 4.0. Cada um tem seus motivos para isso e, quando rola uma mesa de jogo, cada um a prepara em cima do conjunto de regras que acha mais interessante. No final, nos divertimos jogando com um ou outro sistema.

Por isso, vamos dar aos mestres e jogadores o benefício da alternativa. O cenário será um só, mas as regras serão vocês que irão escolher! Regler för Alla, do escandinavo, Regras para Todos!

E para dar um gostinho de como será o Vikings na 4ª edição, você pode visualizar o Jotunym, a raça dos descendentes dos gigantes do gelo, em um preview. Clique na imagem para ver.

Os Escaldos
(Cristiano Cuty, Fabrício Camargo,

Fernando Scheffer e Vitor Andrade)

Anúncios
 

Tags: , , , ,

3 Respostas para “Runas do Norte #5 – Regler för Alla [Regras para Todos]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: