RSS

Runas do Norte #1: O que é o RPG Vikings?

23 jul
Logotipo - Vikings: Guerreiros do Norte

Logotipo - Vikings: Guerreiros do Norte

No dia 9 de julho anunciamos aqui a retomada da linha Vikings: Guerreiros do Norte pela Conclave Editora. A recepção do público foi melhor do que esperávamos e deu aos autores ainda mais motivação para retomar os trabalhos. Assim, para manter os fãs de Vikings informados das próximas publicações e para fazer com que todos entrem no clima, estamos iniciando a coluna Runas do Norte. Periodicamente, um novo texto, imagem ou qualquer coisa relacionada ao universo dos Guerreiros do Norte será publicado aqui, além, é claro, de reports a respeito do andamento da produção do material. Então fique atento, pois muita coisa legal do povo escandinavo vai circular por aqui.

Neste primeiro número vamos falar primeiro livro da linha. Já faz bastante tempo que o último livro foi lançado. Alguns dos fãs podem não se recordar muito bem do cenário, outros podem nem conhecer as publicações e ainda existem aqueles que já ouviram falar, mas por falta de mais informações ou subsídios não tiveram acesso aos livros. Pois bem, aqui seguem algumas informações relevantes sobre a publicação.

Vikings: Midgard

Vikings: Midgard

O primeiro livro foi publicado em 2005 – Vikings: Midgard. Ele conta a história do universo, dizendo como Sven Svensson, um campeão nórdico, foi enganado por Loki (o deus da trapaça) e descobriu as nove runas que selavam as passagens entre os nove mundos ao redor da árvore universal – Yggdrasil. Quando os selos foram quebrados o freixo se contorceu e fez com que partes de cada um dos mundos se unisse a Midgard, a terra do meio, a nossa Terra. Com isso, Nidavellir (terra dos anões), Jotunheim (terra dos gigantes do gelo), Alfheim (lar dos elfos da luz), Vanaheim (domínio dos deuses vanires) e Asgard (lar dos poderosos deuses aesires) fundiram à terra dos mortais; e passagens foram abertas para os reinos inferiores: Svartalfheim (lar dos elfos da escuridão), Muspellsheim (território dos gigantes do fogo) e Niflheim (destino dos mortos). Com isso, houve o choque de culturas e as rusgas do passados dos povos foram reavivadas, fazendo nascer um cenário conflitos, batalhas e incessantes aventuras.

O livro tem como foco o reino dos mortais, Midgard. Apresenta os três reinos nórdicos – Danemark, Svearheim e Norsklund – e mostra um pouco dos outros povos com que os vikings mais mantiveram contato (como os bretões, os francos, os escotos, os pictos etc.). Os reinos escandinavos são ricamente descritos, com dados das principais cidades, pontos geográficos, clima, personagens principais e perigos. Há também uma breve descrição de cada um dos outros oito mundos mitológicos.

Preview - Vikings em inglês

Preview - Vikings em inglês

O modo de vida viking é detalhado no capítulo 3, dando aos mestres e jogadores todos os subsídios para se sentir nas terras geladas do norte. Mesmo detalhes como tipos de brincadeiras das crianças nórdicas, modos de se vestir, jogos e alimentação são descritos. Já no capítulo 5 são encontradas as principais divindades da mitoligia nórdica. Há ainda um capítulo com criaturas (dentre elas o poderoso dragão hrodsorm) e um sobre armas e combate, incluindo regras para combate em massa. E por falar em regras, Vikings: Midgard traz três novas raças para jogadores: Jotunym (filhos dos gigantes do gelo), Kobold (bem diferentes dos kobolds do D&D, mais parecidos com halflings) e Vaniryam (filhos dos deuses vanires). Traz também uma nova classe (Conjurador Rúnico, que substitui os Magos e Feiticeiros, inexistentes no cenário), várias classes de prestígio, novos talentos e as regras de Renome e Pontos de Façanha. Ao final o livro apresenta um glossário com os principais termos nórdicos, um guia de pronúncia e a cronologia histórica do povo do norte.

A linha Vikings: Guerreiros do Norte foi originalmente desenvolvida para o sistema de jogo D20, edição 3.5.

O livro recebeu nota máxima pela crítica (revista Dragão Brasil) quando de seu lançamento e acabou ganhando uma versão traduzida para um inglês em uma parceria da Conclave com a Secular Games. Atualmente, você pode comprar Vikings: Midgard em inglês em .pdf em sites como Drive Thru RPG e RPG Now.

Para saber ainda mais sobre Vikings: Midgard acesse os links abaixo:

P.S.: 1) Se você possui um site de RPG fique a vontade para reproduzir esta notícia e todos os números de Runas do Norte.
2) No próximo número falaremos do segundo livro da série – Reinos de Pedra – e dos outros materiais que já saíram para Vikings.
3) Veja também ‘HQ e RPG‘ e saiba que todos os livros da série são introduzidos por uma história em quadrinhos.

Anúncios
 

Tags: , , , , ,

8 Respostas para “Runas do Norte #1: O que é o RPG Vikings?

  1. Karla Nogueira

    julho 28, 2010 at 9:51 am

    Estou gostando de ver!! ;)-
    Nào tenho site de rpg, mas pensando aqui em um post sobre indumentária para o meu novo blog. Nada como a boa e velha história da moda… Não falei que dá para relacionar moda e RPG? rs

     
  2. Cristiano Cuty

    julho 28, 2010 at 10:11 am

    Que tal um post sobre idumentária do povo nórdico para ser publicado na coluna Runas do Norte?

     
  3. Karla Nogueira

    agosto 1, 2010 at 4:53 pm

    Topo! 🙂

     
  4. Aquiles Fraga

    outubro 17, 2011 at 4:00 pm

    Olá Cristiano.
    Quem escreve aqui é o Aquiles Fraga (prof. de História) de Porto Alegre. Sou RPGista desda 2 edição de D&D, sempre jogamos, e quando saiu o Midgard da 3 Edição com o Reinos de Pedra, compramos e só jogamos ele. Depois passamos para a 4edição, compramos o Forgotten, mas não é a mesma coisa… é claro que não é… Faltava o clima de Midgard. Daí saiu o Midgard da 4edição, com os Reinos de Pedra e Os Viking Tiles… Temos todos eles (2 decks de Tiles até…) e hoje não conseguimos jogar outro mundo diferente… Tentamos Reinos de Ferro… Mas não deu…

    Cara… Meu grupo aqui de PoA é muito fã de vocês, continuem fazendo este grande trabalho de pesquisa histórica e de criação para Midgard e não parem não…
    Estamos aguardando anciosos os Reinos Proibidos que estavam previstos para este ano… e mais Tiles, além dos Contos Nórdicos é claro…

    Parabéns e estenda a todos os Escaldos de Midgard nossos parabéns aqui do Sul.

    Quem assina:
    Aquiles Fraga (Mestre e Jogador em Midgard 3 e 4 edição)
    Eduardo Goulart (Mestre e Jogador em Midgard 3 e 4 edição)

     
  5. Cristiano Cuty

    outubro 18, 2011 at 9:00 am

    Olá Aquiles e Eduardo,

    Ficamos muito felizes que vocês estejam gostando do nosso cenário. São comentários como os seus que nos motivam a seguir em frente e continuar produzindo os materiais de vikings.

    Tivemos um pequeno hiato em nossos lançamentos, mas estamos em atividade. O livro Contos Nórdicos vol. 1 está recebendo os últimos retoques e já vai para a gráfica. Em breve teremos o Reinos Proibidos e o novo conjunto de Tiles.

    Fique atento, pois temos agora um hotsite exclusivo para o Vikings: http://www.conclaveweb.com.br/vikings. Lá você pode acompanhar as novidades da linha.

    Mais uma vez obrigado pelos elogios.

    Kroguen!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: