RSS

Game histórico

19 jul
Assassins Creed 2

Assassins Creed 2

Faz algum tempo que venho acompanhando a trajetória do jogo Assassins Creed. Não jogando em si, pois comprei meu XBOX esse ano, mas vendo o desenvolvimento da série pela internet, conversando com outras pessoas que jogam e lendo a respeito. Sempre foi um jogo que me intrigou. Com o lançamento do Assassins Creed II, que se passa na Itália renascentista eu não resisti e me entreguei ao vício. Graças aos deuses dos games! 🙂

Muita gente torce o nariz para o jogo por conta de uma premissa que eu acho muito interessante: memória genética. O conceito é simples: fragmentos da memória de uma pessoa ficam gravados no seu código genético e são passados geração após geração. Baseado nisso, dentro do jogo, uma empresa conhecida como Abstergo (na verdade um braço moderno dos Templários) se utiliza de um jovem – Desmond Miles – para acessar as memórias de seus antepassados em busca de um artefato chamado de Pedaço do Eden.

No primeiro jogo Desmond encarna Altair Ibn La-Ahad (“Filho de Nenhum”), membro da sociedade dos Assassinos. A ação se desenvolve durante as cruzadas, em cidades como Acre e Jerusalém. Não posso falar muito sobre Assassins Creed I, pois não joguei até o fim ainda… Pulei direto para o segundo jogo…

Em Assassins Creed II Desmond não está mais associado ao Abstergo (Templários), pelo contrário, junta-se a uma vertente dos assassinos que existe ainda em nosso tempo e encarna no personagem Ezio Auditore, de Florença. E é aí que o jogo me conquistou. A recriação das cidades italianas da renascença é simplesmente perfeita. O jogador tem a sensação de estar realmente circulando por uma daquelas cidades. O que impressiona não é somente a arquitetura, impecavelmente reconstruida, mas a vida nas cidades, a forma como as pessoas se comportam nas ruas e os personagens históricos (reais), adaptados para a realidade do jogo.

Particularmente, sobre a parte do jogo que se passa em Veneza eu posso falar com alguma propriedade. Para escrever o livro Veneza: Cidade dos Pombos precisei fazer muitas pesquisas acerca do local. E o jogo me surpreendia a cada novo acontecimento, a cada lugar pelo qual passava com o personagem. O jogo tem fichas históricas dos locais mais importantes e dos personagens principais. Ou seja, a pesquisa histórica foi clara na criação do game e os eventos históricos reais amarrados à trama de forma sensacional! É como se estivessemos lendo um romance histórico, só que podemos interferir nele, dar continuidade à trama e morrer de vez enquando… 🙂

O destaque vai para personagens como Leornardo Da Vinci, magistralmente retratado; Catarina Sforza, Lorenzo di Medici e Nicolau Maquiavel, que no jogo é o líder da Ordem dos Assassinos!

Já foi anunciado o próximo título da série: Assassins Creed: Brotherhood, que promete ampliar o cenário italiano e se extender para França e Inglaterra. Para quem gosta de jogo com conteúdo eu recomendo fortemente Assassins Creed!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 
4 Comentários

Publicado por em julho 19, 2010 em Recomendo, Resenhas

 

Tags: , , , , ,

4 Respostas para “Game histórico

  1. Rafael Saldanha

    julho 21, 2010 at 2:55 pm

    Nunca q eu vou gostar de um jogo q o herói chama Altair. Altair pra mim é nome de torneiro mecânico. hehehe

    No mais, é aquilo q eu te disse: acho a premissa horrorosa!

     
  2. Cristiano Cuty

    julho 22, 2010 at 11:44 am

    Fala Saldanha! Bem, Altair é um nome Árabe e significa “Aquele que voa”. Então está mais para o personagem do jogo do que para torneiro mecânico… heheheh

    Eu gosto da premissa, mas no final, ela é a parte mínima do jogo. O legal é estar naqueles locais históricos lutando, correndo, escalando e pulando de telhado em telhado! 🙂

     
  3. Karla Nogueira

    agosto 3, 2010 at 5:46 pm

    Olha, desde que descobri este joguinho no meu celular, ando super curiosa, até comprei a versão 2D para experimentar. Mas nada como jogar em uma tela maior e com todos os elementos gráficos disponíveis. Ainda bem que existe a versão para PC, só resta saber se o meu vai suportar… ;(

     
  4. Cristiano Cuty

    agosto 4, 2010 at 7:14 pm

    O jogo é realmente fenomenal, Karla! Se o seu computador rodar, pode jogar! 🙂

     

Deixe um comentário

 
