RSS

Ouro e Sangue – alguns trechos

01 nov

Como havia dito no post Dia Nacional do Livro, seguem abaixo alguns trechos do romance em que estou trabalhando. O título provisório é “Ouro e Sangue”, que tem como personagem principal o detetive Ricardo Coimbra de Almeida, que tenta desvendar uma série de eventos misteriosos na histórica Ouro Preto. Trata-se, ainda, do texto cru, sem revisões tanto ortográfica, quanto semântica. Espero poder retomar os trabalhos com afinco em breve e lançar o livro o quanto antes. Por enquanto, conheça um pouco do trabalho:

“Os fotógrafos se acotovelavam tentando encontrar um bom local nas estreitas janelas de madeira do casario antigo. O tempo chuvoso e a escuridão das ruas mal iluminadas de Ouro Preto mais uma vez não forneciam as condições ideais para fotos de jornal. Já era a terceira noite em três semanas que a cidade era acordada no meio da madrugada pelos gritos apavorados de uma testemunha e pela movimentação da polícia e da imprensa sobre o corpo sem vida de uma jovem universitária. Três semanas, três assassinatos, nenhuma pista do autor dos crimes.

Em meio ao tumulto, o olhar atento do jovem Ricardo acompanhava todos os procedimentos policiais. Vestido em seu sobretudo de linho cinza, com as golas levantadas para proteger o pescoço do frio e com seus óculos embaçados por causa da neblina  e da fina garoa que caía, Ricardo pensava em todas as histórias de Sherlock Holmes que havia lido e imaginava se aquele seria um trabalho para o maior de todos os detetives. O jovem acabara de retornar da Inglaterra, onde concluíra seus estudos de criminologia e pretendia seguir com a carreira que escolhera desde o primeiro dia em que pousou os olhos sobre um livro de Arthur Conan Doyle: ser detetive!”

“O estômago do detetive ficou embrulhado. Ele sentiu sua boca salivar em quantidade, como acontece quando a náusea é intensa e o vômito é iminente. Ricardo virou-se para o lado, tirando a imagem da jovem morta de sua vista e agradecendo a Deus pelo nariz entupido, que o impedia de sentir o cheiro do sangue. Com a boca aberta, retomou o ar, e tentou relaxar. Cuspiu a grande quantidade de saliva e, retirando seu lenço do bolso, aproximou-se do corpo.”

“— Escute aqui, rapaz! Eu sei que você deve estar achando que eu sou um qualquer, um mendigo ou maluco… Pense o que quiser! Não sou louco, sou amigo. Tenho certeza de que você vai se envolver em algo muito maior do que o que imagina. Não me pergunte como sei, eu simplesmente vejo as coisas, elas vêm à minha cabeça, aparecem. Deus me deu esse dom… — Fez uma breve pausa para recuperar o fôlego e dar mais uma tragada e voltou a falar, jogando a fumaça no rosto do detetive — Aceite meu conselho: resolva o que veio aqui para resolver e retorne para a sua cidade. Não se embrenhe na penumbra que está por vir, ou os tentáculos da escuridão podem agarrá-lo para sempre!”

Pretendo publicar outros trechos aqui para atiçar a curiosidade. Comentários são sempre bem-vindos! 🙂

 
4 Comentários

Publicado por em novembro 1, 2009 em Contos

 

Tags: , , , ,

4 Respostas para “Ouro e Sangue – alguns trechos

  1. Karla

    novembro 14, 2009 at 2:05 pm

    Oba, livro novo no forno!! Não sei, mas esse último trecho me lembra um personagem muito querido…rs

    Gostei muito, quando soltar mais trechos me avise!

    Ps: Ah, falando em livros, depois de um tempão resolvi organizar alguns álbuns no meu Flickr, acho que você vai gostar dessa galeria (http://www.flickr.com/photos/karlanogueira/sets/72157622658711915/). ;)-

     
  2. cristianocuty

    novembro 16, 2009 at 12:06 pm

    Olá Karla! Em breve solto mais trechos sim… quanto ao personagem, não é o Mirtras (se é isso que vc está pensando). Mas que ele tem um “quê” de Mirtras ele tem…

    Quanto ao álbum, vou falar algo que vai soar meio gay: Estou morrendo de inveja! heheheh

     

Deixe um comentário

 
