RSS

Dia Nacional do Livro

29 out

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”.
Bill Gates

Crepúsculo - terceira edição do meu primeiro livro

Crepúsculo - terceira edição do meu primeiro livro

Isso mesmo, hoje, 29 de outubro, é dia nacional do livro! Infelizmente, no nosso país não temos muito o que comemorar… A cada dia que passa o livro, essa entidade quase mágica, é mais esquecido no Brasil. Sempre fomos um país de analfabetos (e analfabetos funcionais, aqueles que sabem o “BA-BÁ” e só isso) e agora, com o advento da informática e sua popularização, o livro deixou de ser o grande atrativo e tornou-se, novamente, um artigo de elite, para poucos.

É bem verdade que o livro por aqui é um produto caro. Muitas vezes isso é fruto da própria exigência do consumidor brasileiro, que deseja um artigo de qualidade superior e não se interessa por poket books, por exemplo.  Mas nem de longe este é o real motivo do pequeno volume de leitores em nosso país. A valorização da cultura do livro no Brasil nunca foi a meta de órgãos de mídia e de cultura, sejam eles governamentais ou particulares. As campanhas na TV, por exemplo, são praticamente inexistentes. A MTV tinha uma vinheta que dizia: “Desliga a televisão e vá ler um livro”. Mas até que ponto isso era o real desejo da emissora e até que ponto vazia parte de uma estratégia de inversão de marketing (pô, legal, a MTV me incentiva a largar a TV de lado e ler um livro. A MTV é cool, vou continuar vendo a MTV)?

Vikings: Midgard, em parceria com Fernando Scheffer e Victor Scanapieco, foi traduzido para o inglês e vendido no exterior

Vikings: Midgard, em parceria com Fernando Scheffer e Victor Scanapieco, foi traduzido para o inglês e vendido no exterior

Eu sempre fui um apaixonado por livros e, mesmo sendo também apaixonado por tecnologia, não vão ser os computadores, iPods, Kindles e quaisquer outros aparatos tecnológicos que irão me afastar do bom e velho compendio de papel. Ler um livro é um ato de prazer insubstituível. O livro não afeta somente os olhos, mas atua sobre o tato, os ouvidos e nariz (poucos cheiros são melhores do que o de livro novo!). No momento em que tocamos um livro, nos debruçamos sobre ele, há uma comunhão, uma ligação capaz de nos guiar através de suas letras ao infinito de uma miríade de universos, multiversos, personalidades, acontecimentos, fatos, conhecimentos, devaneios, críticas, augúrios, poesias, falácias, amores, desamores, histórias, estórias (ainda existe este termo?!), culturas, tramas, enfim, livro é o cinema da alma!

Abaixo deixo um vídeo experimental (experimental mesmo! Com falhas e tudo mais) que fiz para a faculdade de Design Gráfico há um ano. Trata-se de uma ode ao livro e uma maneira de transmitir um pouco do gesto de se folhear, tocar e sentir as páginas passando entre os dedos. No meu próximo post em comemoração ao dia do livro, ao meu aniversário que vem chegando e à retomada de minha comunhão com o fazer literário, publicarei aqui um pequeno trecho do romance em que venho trabalhando faz alguns anos. Se você tem curiosidade a respeito do meu texto, fique atento! 🙂

Material relacionado:

• Orkut Literário? : https://tocadocuty.wordpress.com/2009/01/14/orkut-literario/

• Minha Estante no Skoob: http://skoob.com.br/meus_livros/estante/4029/page:1

• Alguns de meus contos:

– https://tocadocuty.wordpress.com/2006/08/18/punicao/

– https://tocadocuty.wordpress.com/2006/08/07/humanus/

– https://tocadocuty.wordpress.com/2006/07/31/caelestis/

– https://tocadocuty.wordpress.com/2006/07/26/daemonium/

 
1 comentário

Publicado por em outubro 29, 2009 em Devaneios, Opinião

 

Tags: , , , , ,

Uma resposta para “Dia Nacional do Livro

Deixe um comentário

 
