RSS

O Design como ferramenta de organização

05 out

Muitos dizem que Design é exercício de futilidade. Que o trabalho do designer é tão somente dar uma cara mais bonita a produtos, cartazes etc. Não é bem assim…

A função primordial do Design é, na verdade, a de organizar as informações de modo coerente, facilmente inteligível e belo. Sim, belo! Mas a beleza não é o objetivo final e sim tornar a apreensão de uma informação, ou o bem-estar num determinado ambiente, ou a leitura de algum livro, revista ou folheto mais agradável (s). E quando pensamos em algo mais agradável, imaginamos algo que é prazeroso e, por conseguinte, menos impositivo, mais livre. E tudo aquilo que é mais prazeroso, tudo aquilo que fazemos sem imposição, tendemos a fazer com mais vontade e a compreender (e apreender) melhor.

É fácil entender isso quando pensamos nas informações dispostas em um texto. Imagine um grande bloco de texto, sem parágrafos ou qualquer tipo de identação, sem marcações de títulos e subtítulos, sem negritos, sublinhados ou itálicos e, ainda, escrito todo ele com a mesma fonte, no mesmo corpo (tamanho 10, por exemplo).  Este texto, numa folha, será um grande bloco retangular, formado por palavras dispostas de uma maneira tal, que apenas depois de algumas leituras poderemos depreender aquilo que é mais importante, o que merece destaque, e quais os tópicos ali abordados.

Redesenho de Rótulo de Vinho

O trabalho do designer, neste caso, se assemelha ao de um locutor. Este, quando lê algo em uma rádio (dá uma notícia, por exemplo) usa de timbres vocais diferentes para informações com valores semanticos diferentes, alterna o volume da voz a fim de chamar a atenção para determinados pontos da notícia, dá pausas ou acelera a leitura com o objetivo de imprimir rítimo ao que é dito. Do mesmo modo o designer emprega vários artifícios na organização do texto sobre o papel, dando mais vida ao que é informado. Seja no emprego de cores diferentes, na alternância de fontes e tamanhos, no uso de boxes, infográficos ou diagramas, o designer transforma o texto numa informação visual capaz de atingir a cognição do leitor com mais impacto.

Redesenho do Logotipo da Conclave (Rough)

Redesenho do Logotipo da Conclave (Rough)

O mesmo ocorre não apenas em grandes texto, mas em todo o tipo de informação. E por informação entenda qualquer coisa, tudo à nossa volta é informação. Portanto, tudo é passível da atuação de um designer. Imagine as embalagens de produtos, por exemplo, como seriam chatas, padronizadas e indiferentes, sem o dedinho de um designer…

Ter um mundo de informações organizadas e inteligíveis à nossa volta é uma necessidade cada vez mais presente, principalmente quando pensamos num mundo em que a informação viaja na velocidade da luz e em que somos bombardeados com novidades a cada milésimo de segundo. Então, é fácil notar como os designers (de espaços, gráficos, de produtos etc.) serão profissionais cada vez mais importantes. Algumas vezes, é necessário que alguns ditames sejam abandonados, para que o designer ocupe seu espaço e dê asas às possibilidades.

• Veja alguns de meus trabalhos aqui.

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em outubro 5, 2009 em Design, Devaneios

 

Tags: , ,

2 Respostas para “O Design como ferramenta de organização

  1. Fernando Scheffer

    outubro 21, 2009 at 9:12 pm

    Ôooo Cuty,

    O logo da Conclave ficou fraquinho heim?

    Sei lá. Pouco definido. Confuso.

    Nota 3 prá ele.

    Os outros trabalhos estão massa. Parabéns! 😀

    T+

     
  2. cristianocuty

    outubro 21, 2009 at 9:15 pm

    Calma Fernando! Esse é apenas um rascunho. Estou trabalhando num projeto final para o logo, que será o meu trabalho de conclusão de curso de Design Gráfico. Então tem que ficar bom! 🙂

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: