RSS

Aos fumantes, a lei!

02 out

Entrou em vigor ontem a lei antifumo do município de Juiz de Fora. Com a aplicação desta lei, os fumantes não poderão mais soltar fumaça em locais de aglomeração, ambientes fechados e até nas estações de metrô (?) da cidade.

Eu cresci numa família de fumantes (pais e irmãos fumam), mas escapei do vício. Nunca coloquei um cigarro na boca, mas nem por isso me tornei aquele não-fumante chato, que não pode ver uma fumacinha e vira a cara. Mas é claro que essa fumacinha sempre incomodou. E agora, com a existência de uma lei que coíbe o fumo na presença de não-fumantes, nos sentimos mais a vontade para respirar.

De fato, basta pensarmos que nós, fumantes passivos, somos obrigados a inspirar o subproduto do consumo dos fumantes, ou seja, toda a fumaça que é engolida pelo fumante, percorre suas entranhas e é exalada, compõe o ar que respiraremos em seguida. Ora, se o subproduto do consumo de álcool e outros alimentos não é jogado sobre nós, porque o de fumígeros deve ser?!

Bem, para aqueles que ainda não estão convencidos dos malefícios do cigarro, mesmo para quem não fuma (fumante passivo), aqui vai um vídeo que representa bem o que acontece com a fumaça que sai dos pulmões de um fumante e impregna nossas narinas:

A PLANTA QUE FUMA from Fischer Fala on Vimeo.

 
5 Comentários

Publicado por em outubro 2, 2009 em Opinião

 

Tags: , , ,

5 Respostas para “Aos fumantes, a lei!

  1. Rafael Saldanha

    outubro 14, 2009 at 3:19 pm

    Salve,

    mesmo sendo fumante eventual, vejo implicações mais profundas, de ordem ideológica. Colo aqui dois links de artigos da Folha de São Paulo, que falam melhor do que eu.

    http://www.verdestrigos.org/wordpress/?p=920

    http://www.verdestrigos.org/wordpress/?p=1005

     
  2. Rafael Saldanha

    outubro 14, 2009 at 3:22 pm

    Salve,

    vejo nessa lei implicações mais profundas, de ordem ideológica. Posto então dois links de artigos do Pondé na Folha de São Paulo, que falam melhor do q eu poderia.

    http://www.verdestrigos.org/wordpress/?p=920

    http://www.verdestrigos.org/wordpress/?p=1005

     
  3. Nay

    outubro 19, 2009 at 1:05 pm

    Meus pulmões agradecem!
    Aos que escolheram viver em sociedade o respeito ao próximo é algo importante, eu diria imprescindível. Se eu quiser cortar meu braço a lei não me proíbe, assim, é a mim permitido. Se quiser destruir meu fígado aos poucos… também não tem problema, é só tomar porres homéricos diários. Em nosso país, a auto-lesão não é proíbida, desde que não seja meio para outro crime (estelionato, por exemplo). Contudo, se eu fumo ao lado de outras pessoas não estarei apenas me “lesionando”. Estarei causando mal a elas também. Pior, estarei fazendo das minhas escolhas, as escolhas delas. Isto é autoritarismo! A história dos incomodados que se mudem há muito já pegava mal. Na verdade, a meu ver, o fumo em locais público fechados, antes de ser uma questão de saúde pública, é uma questão de educação, bom senso e respeito ao próximo. Infelizmente, na falta desses três só a lei mesmo. Mesmo mal feita, copiada, com todos os problemas técnicos “aplaudo de pé de tiro o chapéu”.

     
  4. Fernando Scheffer

    outubro 21, 2009 at 9:34 pm

    Para aqueles que leram os artigos postados pelo Saldanha (salve Saldanha):

    A opinião do Luiz Felipe Pondé é justa e ponderada, mas nada além disso. UMA opinião.

    Discussões semelhantes ocorreram na abolição da escravatura (Brasil, EUA, Imperio Romano, etc). Procure nos livros de história e verá uma semelhança absurda. No futuro vão repetir a ladainha poroutra coisa.

    Mas não esse o problema em questão, o que ocorre na verdade é que, mais uma vez, alguém quer mudar o “status quo” e os incomodados (aqueles que tinham vantajens sobre outros) estão reclamando. Isso sempre vai ocorrer de novo (na reformulação da previdênci privada p.ex.) milhares de vezes na história humana (e não-humana).

    Bem, no fundo, tenho que concordar com o Governo, pois é ele (ou nós) quem paga a conta do SUS. Ou não é?

    T+

     
  5. Rafael Saldanha

    novembro 20, 2009 at 2:28 pm

    Fernando,

    esse argumento é furado… Os gastos com cigarro são cobertos pelos impostos pagos pelos fumantes. Os incomodados no caso não têm vantagem nenhuma sobre os outros, pelo contrário. São penalizados. Se o tabaco é uma droga legal, alguém que o consome não pode ser estigmatizado e tratado como infrator, que é o que vem acontecendo cada vez mais…

    Os artigos do Pondé são opiniões, mas opiniões muito bem fundamentadas.

     

Deixe um comentário

 
