RSS

Vale à pena lutar pelos seus direitos

23 jan

Às vezes pode parecer mesquinharia, beligerância ou simplesmente falta do que fazer, brigar para conseguir um direito que aparentemente é pequeno. Como pode ser visto no meu post Ponto Frio é Fria eu (e vários amigos) me empenhei numa queda-de-braço ferrenha com o Ponto Frio para receber o produto que havia sido comprado. E, no final, o braço que caiu sobre o tablado foi o deles!

Vou fazer um breve resumo do que aconteceu: os meus amigos se juntaram e fizeram a chamada “vaquinha” para comprar um iPod e me dar de presente no meu aniversário. Eles compraram o produto no Ponto Frio, que estava em promoção. O anúncio era o de um iPod de 2ª geração, mas o que chegou foi o de 1ª geração. Daí por diante começou a briga… O Ponto Frio alegando que não tinha aquele produto e eu alegando que queria receber o produto que havia sido anunciado. Muitas pessoas se envolveram no caso, ajudando, engrossando o coro da reclamação etc. Descobri que muita gente havia sido prejudicada da mesma forma e todos nós nos unimos.

Uma das iniciativas mais interessantes foi a do Fred Filipini, que criou o site pontofrionao.com.br. Lá, todos os que foram lesados puderam acompanhar o desenrolar dos fatos e compartilhar informações. Com todos lutando do mesmo lado, as coisas tenderiam a se ajustar.

Foi uma extensa briga, de início de dezembro de 2008 até o final de janeiro de 2009. Publicamos tudo o que podíamos na internet, em blogs, fóruns e sites especializados, como o Reclame Aqui. Entramos em contato com o Ministério Público, oferecendo denúncia de propaganda enganosa e recorremos também ao PROCON.

Aí alguém deve dizer: mas tudo isso por conta de umas pequenas variações de um produto para o outro? Bem, na verdade a grande questão não é o produto em si, mas a necessidade de fazer valer o nosso direito. Se eu compro maçã, não quero levar banana para casa. É o óbvio, é o correto! E se para isso temos que mover mundos e fundos, acho que vale a pena.

Sei de gente que comprou o produto achando que era 2G, recebeu 1G, não quis reclamar e largou por isso mesmo. Eu e muitos outros decidimos colocar a boca no trombone e os dedos no teclado. Foi chato, irritante, complicado, mas no final valeu à pena. Ontem o Ponto Frio enviou o novo aparelho (de 2ª geração), efetivando a troca do produto. Devo os meus parabéns e agradecimentos a todos que se empenharam. Mais do que simplesmente trocar um produto, conseguimos fazer valer a civilidade e a cidadania.

 
3 Comentários

Publicado por em janeiro 23, 2009 em Opinião

 

Tags: , , ,

3 Respostas para “Vale à pena lutar pelos seus direitos

  1. Fred

    janeiro 23, 2009 at 11:20 am

    O meu chegou hoje, caro amigo. Agradeço a força que deu!

     
  2. cristianocuty

    janeiro 23, 2009 at 1:30 pm

    Olá Fred!

    Infelizmente não pude dar toda a força que eu queria, devido ao meu tempo curto.

    Só tenho a parabenizá-lo pelo excelente trabalho no site pontofrionao.com.br e por ter se empenhado também.

     
  3. Nay

    fevereiro 20, 2009 at 11:42 am

    Parabéns aos contendores!

     

Deixe um comentário

 
