RSS

Orkut Literário?

14 jan

Você é apaixonado por livros? Eu sou! Livro para mim não é só um amontoado de páginas cheias de letras, coladas e/ou costuradas dentro de um papel mais grosso. Um livro a porta de passagem para uma realidade diferente, para um conhecimento novo ou simplesmente para alguns momentos de prazer desfrutado a cada parágrafo. E quando digo que gosto de livro, não me refiro apenas ao seu conteúdo, mas também ao seu formato, ao papel de que é feita a capa e o miolo, às cores, ao cheirinho de livro novo etc.

Com livros sou um tradicionalista. Para mim o ato de recostar-se, abrir as páginas, retirar o marcador e começar a leitura com algo de papel na mão vai ser eternamente insubstituível. E olha que sou um apaixonado por novas tecnologias.

Mas podemos dizer que algumas tecnologias podem ajudar a todos nós – amantes de livros – a ficarmos mais próximos do objeto de nossa paixão. Primeiro foi a vez das livrarias virtuais, com preços normalmente mais em conta do que as lojas físicas, agora é a vez do Skoob. Trata-se de uma espécie de “orkut” de literatura? O site é uma enorme comunidade virtual onde você pode adicionar amigos e seguidores (a exemplo do orkut e do twitter), mas o grande lance é criar uma lista de livros (estante) que você já leu, está lendo ou pretende ler. Assim, além de catalogar tudo aquilo que você já leu um dia, é possível compartilhar essas informações com as outras pessoas da comunidade.

O Skoob permite que você de nota para os livros em sua estante e faça resenhas deles. Todas as notas formam um ranking único para o livro, com notas que vão de 0 a 5, e as resenhas ficam disponíveis para qualquer um que entrar no site. Se você tem dúvida sobre comprar ou não um livro, vale a pena dar um pulo lá para ver o que o povo está falando.

Há um modo de preenchimento durante a leitura, no qual você pode ir acrescentando notas na medida em que for lendo algum livro. É claro que isso pode se tranformar em spoiler em determinadas publicações, mas pode ser bastante útil se você procura uma informação específica.

O Skoob é sustentado pela própria comunidade que dele faz parte, portanto o número de livros cadastrados depende exclusivamente de seus usuários. Quando mais gente participando e quanto mais gente interessada, maior o banco de dados, mais resenhas, mais informações sobre os mais variados tipos de obras literárias. Isso pode ser o lado bom da coisa, pois em teoria, só entram interessados em literatura ou leitura em geral, o que libera o Skoob de orkuteiros sem noção. Por outro lado, como disse um amigo meu, o site pode se transformar num forte veículo de propaganda para as editoras (eu mesmo cadastrei todos os livros da Conclave Editora). Mas, apostando na liberdade e na interação que o site oferece, creio que não é isso que vai acontecer.

Portanto, se você gosta de livros, participe e contribua com o crescimento da comunidade! Aqui está a minha estante. Ainda tem muita coisa para colocar nela. Mas a uma conclusão eu cheguei depois de entrar no Skoob: ainda tenho muito o que ler!

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em janeiro 14, 2009 em Internet, Inutilidades

 

Tags: , , ,

3 Respostas para “Orkut Literário?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: