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Ponto Frio é Fria

26 nov

Como falei aqui, completei mais um ano de vida no dia 1º de novembro. Meus amigos, querendo me presentear com algo que eu muito queria, fizeram a famosa “vaquinha” (no caso um vacão) para me dar um iPod Touch. Depois de muito procurar, encontraram o produto com um preço legal no PontoFrio.com, e compraram.

O produto chegou na última terça-feira (25/11), e foi aí que começou o problema. O iPod anunciado era da segunda geração – aquele que tem controle de volume lateral, auto-falante interno (dispensa fones de ouvido) e vem com o software Nike+ instalado. Além disso, o iPod segunda geração já vem com o firmware 2.2 instalado, dispensando atualização. Ocorre que o produto que veio foi o iPod da primeira geração, da caixinha preta com o John Lennon na capa.

Anúncio original do Ponto Frio - Esse era o anúncio do produto comprado.

Anúncio original do Ponto Frio - Esse era o anúncio do produto comprado.

Está certo, foi um presente… Mas o pessoal que me deu, quando viu, ficou extremamente decepcionado. Afinal, eles tinham comprado um produto e o que foi entregue foi outro. O Mr. Prawiro, quando viu, tratou logo de ligar para dois amigos que também tinham caído nessa propaganda enganosa, avisando para não abrirem os deles quando chegasse.

Começamos então a tentar falar com o Ponto Frio, a fim de fazer a troca do produto, pois deveria ter havido engano. Passamos a terça-feira inteira tentando falar pelo 08002685500 (experimentem, dúvido que vocês consigam falar com alguém) ou tentando o atendimento online. O 0800 nunca atende e chega ao cúmulo de encerrar a ligação com uma gravação dizendo para usar o atendimento online. Já este, parece coisa de maluco (vejam as imagens). Entrei no atendimento online como o número 240 da fila de espera, era cedo. Quando deu 17 horas, eu era o nº 49 e o sistema deles interrompeu a conexão. O mesmo ocorreu com o Mr. Prawiro, na mesma 49ª posição (coincidência?!). Fiquei até as 20 horas (quando termina o horário de atendimento deles) tentando falar com alguém por lá, nada feito.

Esperando o atendimento - veja o horário.

Esperando o atendimento - veja o horário.

Obviamente, neste meio tempo, mandei alguns e-mails falando da situação. Mais do que obviamente, não recebi resposta alguma até o momento.

Nesta quarta-feira, por volta de 9 da manhã, tentei ligar (e não consegui falar, é claro) e entrei novamente no atendimento online na 169ª posição na fila. As 17h15, exatamente no momento em que escrevia este post – ou seja, 8 horas depois que entrei na fila – eu estava na 5ª posição, esperando ansiosamente para conseguir falar do meu problema. Ocorre que novamente recebi uma mensagem de “Conexão Perdida” do atendimento do Ponto Frio.

Ainda na fila - Observe o horário

Ainda na fila - Observe o horário

Então fiquei sabendo que um amigo do Mr. Prawiro conseguiu falar com um gerente do Ponto Frio. A declaração dele foi a seguinte: o Ponto Frio não tem iPod Touch da segunda geração em estoque, ou aceita este produto mesmo (iPod da primeira geração) ou devolvemos o dinheiro. Mas e a propaganda enganosa?! Quer dizer que a loja anuncia um produto que não tem em estoque, induz as pessoas a comprarem este produto e fica por isso mesmo?! E só dão essa informação se você conseguir, milagrosamente, depois de uma conjunção astral e de uma sorte fenomenal falar com o atendimento. Vejam bem, estou há dois dias tentando falar e não consigo!

Ainda na fila - veja o horário

Ainda na fila - veja o horário

Depois dessa conversa do amigo do Mr. Prawiro com o gerente do Ponto Frio, o anúncio foi modificado no site da empresa. Tiraram a descrição do iPod Touch da segunda geração e colocaram uma descrição genérica no lugar. Mas eu tenho os print screens do produto que foi comprado e estou colocando-os aqui. Se quiser saber um pouco mais dessa epopéia até agora, veja meu twitter.

Divulguem esta informação entre seus amigos, denunciem esse abuso e essa falta de respeito com o consumidor!

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35 Comentários

Publicado por em novembro 26, 2008 em Opinião

 

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35 Respostas para “Ponto Frio é Fria

  1. Cristiano Cuty

    novembro 27, 2008 at 7:48 am

    Atualizando.
    Hoje, quinta-feira, 27/11, ainda não houve qualquer contato do Ponto Frio.

    Entrei novamente na fila do atendimento online. Estou na posição nº 99.

     
  2. cristianocuty

    novembro 27, 2008 at 9:55 am

    Mandaram eu aguardar 48 horas úteis que será feito um contato nesse prazo para fazer a troca do produto! Agora é esperar.

     
  3. Nayana Abreu

    novembro 27, 2008 at 7:30 pm

    Algumas disposições do Código do Consumidor para serem usadas em casos como este:

    ART. 30 – Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser
    celebrado.
    ……………………………….

    Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

    I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

    II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

    III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

    ATENÇÃO: A LIVRE ESCOLHA É DO CONSUMIDOR!
    ……………………………………….

    Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

    § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
    […]
    …………………………………………..

    Art. 38. O ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem as patrocina.

    …………………………………………..

    ART. 56 – As infrações das normas de defesa do consumidor ficam sujeitas, conforme o caso,
    às seguintes sanções administrativas, sem prejuízo das de natureza civil, penal e das definidas em normas específicas:
    I – multa;
    […]
    VI – suspensão de fornecimento de produtos ou serviços;
    VII – suspensão temporária de atividade;
    VIII – revogação de concessão ou permissão de uso;
    IX – cassação de licença do estabelecimento ou de atividade;
    X – interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade;
    XI – intervenção administrativa;
    XII – imposição de contrapropaganda.
    Parágrafo único – As sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela autoridade administrativa, no âmbito de sua atribuição, podendo ser aplicadas cumulativamente, inclusive por medida cautelar antecedente ou incidente de procedimento administrativo.
    ………………………………………………….
    Art. 60. A imposição de contrapropaganda será cominada quando o fornecedor incorrer na prática de publicidade enganosa ou abusiva, nos termos do art. 36 e seus parágrafos, sempre às expensas do infrator.

    § 1º A contrapropaganda será divulgada pelo responsável da mesma forma, freqüência e dimensão e, preferencialmente no mesmo veículo, local, espaço e horário, de forma capaz de desfazer o malefício da publicidade enganosa ou abusiva.
    …………………………………………….
    Art. 61. Constituem crimes contra as relações de consumo previstas neste código, sem prejuízo do disposto no Código Penal e leis especiais, as condutas tipificadas nos artigos seguintes.

    Art. 67. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva:

    Pena Detenção de três meses a um ano e multa.
    ……………………………………………..

    Vale aqui dizer que a multa, como sanção que é, não é destinada ao bolso do consumidor. Esse fica apenas com as perdas e danos (sanção de natureza civil). Mas vale a pena, se não trocarem, caracterizando propaganda enganosa, não só entrar com ação (ou o famoso ir ao PROCON), mas também levar ao conhecimento da Promotoria (Ministério Público). Propaganda enganosa, além de um desrespeito com o consumidor, É CRIME! E tem penalidade civil, administrativa e penal.

    Dá trabalho?! Sim! Ah, é só uns softwares, um alto falante interno e uma tecla de controle lateral a mais?! Não, discordo. É uma empresa grande, que precisa da sua imagem pra vender, precisa ser “confiável”, desrespeitando seu direito de ter aquilo que você (ou seus amigos e familiares, que seja) pagou (ram) para ter. É uma briga boa que deve ser “comprada”.

    Ah, não esquece de anotar sempre protocolos de atendimento, horários e nome dos atendentes.

    Achei um absurdo no atendimento online não ter como ser salva a conversa e nem fornecerem protocolo de atendimento. Cadê a transparência da empresa?!

    Boa sorte! Vamos ver o que acontece nas próximas 48h!

     
  4. Cristiano Cuty

    novembro 30, 2008 at 12:28 pm

    Nova atualização. Recebi o seguinte e-mail:

    “Prezado Cliente

    Recebemos a sua solicitação referente ao pedido XXXX

    Item(ns) a ser(em) devolvido(s):

    IPOD TOUCH 8GB MA623ZY/B SILVER – APPLE

    Pedimos que a mercadoria seja devolvida em sua embalagem original, acompanhada de seu manual/acessórios e a primeira via da nota fiscal. É importante descrever no verso da nota fiscal o motivo da devolução ou o número de protocolo.

    O pedido deve ser postado em uma agência própria dos Correios através do código e-ticket: XXXXXXXXX , no prazo máximo de 30 dias.

    A sua solicitação será concluída assim que houver a devolução da mercadoria ao nosso Centro de Distribuição.

    Atenciosamente,

    Shirlei Souza
    SAC PontoFrio.com
    atendimento@sac.pontofrio.com. “

     
  5. Cristiano Cuty

    dezembro 1, 2008 at 3:24 pm

    Atualizando:

    Enviei hoje o iPod para o Ponto Frio. Com o código que eles me deram o sistema dos correios localizou o número da compra e tudo foi feito pelos correios. Não precisei gastar nada.

    Agora é esperar que eles enviem o produto correto, efetivando a troca.

     
  6. cristianocuty

    dezembro 2, 2008 at 12:16 pm

    Mais uma atualização. Mandei este mail para o Ponto Frio hoje:

    “Saudações,

    Conforme e-mail encaminhado a mim pela atendente Shirlei Souza, encaminhei meu produto para troca sob o código de e-ticket nº XXXXXXXXX. O produto foi enviado pelos correios, sob o número de envio: SWXXXXXXXXXBR. Fazendo o rastreio do produto no site dos correios, consta que o mesmo já foi entregue ao Ponto Frio.

    Portanto, como fiz uma solicitação de troca, desejo saber quando receberei o novo produto.

    Ressalto, novamente, que a compra foi para presente, portanto tenho pressa e urgência da mesma.

    Sem mais, aguardo resposta em breve.”

     
  7. Fred

    dezembro 2, 2008 at 4:30 pm

    Amigo, fiz a compra dia 28 e estava com as informações do 2 geração, o que queria comprar.

    Fiz a compra e hj, dia 02/12, chegou o 1 geração.

    Infelizmente só depois que comprei vi o buzz que deu entre o Ipod Touch e a Saraiva e vi onde poderia ter entrado.

    Estou com um projeto igual ao http://www.saraivanao.com.br porém do Ponto Frio equero saber se deseja juntar-se a mim nessa jornada.

    Grande abraço!

     
  8. Cristiano Cuty

    dezembro 2, 2008 at 4:40 pm

    Olá Fred,

    Vou me juntar a você com certeza! Conte comigo!

    É uma falta de respeito o que o Ponto Frio está fazendo. Por favor, entre em contato com o que precisa para darmos conta disso.

     
  9. Fred

    dezembro 3, 2008 at 11:38 am

    Cara, mandei um email pelo seu contato, nao sei se chegou.

    Ja registrei o dominio http://www.pontofrionao.com.br e ja estou instalando o blog nele.

    Vamos contar nossa odisseia e ver se teremos um final feliz ou nao. De preferencia, rapido!

     
  10. cristianocuty

    dezembro 3, 2008 at 3:16 pm

    Nova atualização:

    Recebi o seguinte e-mail. Atentem para o código do produto (o mesmo do iPod de primeira geração):

    Prezado (a) XXXXX XXXX XXXX,

    Referente à sua solicitação do Pedido 6038, confirmarmos a liberação da nova entrega.

    No encerramento da solicitação, serão liberados:

    Reposição do(s) item(s) abaixo:
    1 IPOD TOUCH 8GB MA623ZY/B SILVER – APPLE
    Prazo: 4 dias úteis após 03/12/2008 dias úteis a partir desta data.
    Endereço de entrega:
    XXXX
    XXXXXXXXXXXX
    XXXXXXXXXXXXXX
    CEP XXXXXXXX

    Atenciosamente,

    SAC PontoFrio.com
    atendimento@sac.pontofrio.com

     
  11. Fred

    dezembro 3, 2008 at 9:16 pm

    Site funcionando amigo. Acesse http://www.pontofrionao.com.br

    Como faço para vc poder postar comigo? So criar uma conta?

    Adicione ai: fredfilippini@hotmail.com

     
  12. cristianocuty

    dezembro 4, 2008 at 2:24 pm

    Hoje o Ponto Frio mudou o anúncio do produto, como pode ser visto neste link:

    http://www.pontofrio.com.br/Produto/Eletronicos/iPods/Apple/4846-IPOD-TOUCH-8GB-MA623ZY-B-SILVER—APPLE.aspx?Filtro=&strBusca=ipod%20touch

    O que isso significa? Uma prova clara de que eles sabem exatamente o que estão fazendo. Ou seja, perceberam que estavam anunciando um produto e vendendo outro e agora mudaram o anúncio. Reparem que o preço é o mesmo.

     
  13. Cristiano Cuty

    dezembro 5, 2008 at 8:12 am

    Acabo de registrar uma reclamação no Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). Para vê-la acesse: http://www.reclameaqui.com.br/reclamacao/?id=1554295d67ce44805dc87eed7102ab90a3dd3b5f

     
  14. Cristiano Cuty

    dezembro 5, 2008 at 4:43 pm

    Acabou de chegar o produto “trocado” pelo Ponto Frio. E veio, novamente, um de 1ª geração. Eles só podem estar de palhaçada!

     
  15. Fred

    dezembro 5, 2008 at 6:49 pm

    Tem update no meu caso. Veja o post!

     
  16. Fred

    dezembro 9, 2008 at 10:59 am

    Alguma novidade, Cris?

     
  17. Fred

    dezembro 9, 2008 at 1:14 pm

    Tem update no site e infelizmente é má noticia!

    http://pontofrionao.com.br/blog/

    Abraço!

     
  18. Cristiano Cuty

    dezembro 9, 2008 at 3:57 pm

    Nenhuma novidade. O prazo para o Ponto Frio me responder termina hoje, no entanto nada!

    Fiz denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais. Todos deveriam fazer. O link para denúncia é o seguinte:

    http://ws.mp.mg.gov.br/pgj/denuncia/denunciaPGJ.htm

     
  19. cristianocuty

    dezembro 10, 2008 at 10:39 am

    Hoje o Ponto Frio acabou definitivamente com o atendimento online. Não existe mais essa opção no site.

    Agora o contato deve ser feito por e-mail – que nunca, nunca mesmo é respondido (mandei pelo menos uns 10 e-mails e NUNCA obtive uma resposta), ou pelo 08002865500, que não atende. Para conseguir falar é necessário ficar tentando por pelo menos uma hora sem parar e contar com MUITA sorte.

     
  20. fredfilippini

    dezembro 10, 2008 at 10:56 am

    Já faz mais de uma semana que o atendimento online estava off.

    Achei o mesmo link do Ministério Publico daqui de SP e vou postar para o pessoal.

    Independemente disso, depois conversamos sobre o grupo que estamos formando, ok?

    Sorte!

     
  21. Cristiano Cuty

    dezembro 10, 2008 at 12:49 pm

    O Ponto Frio não respeita o disposto no Código de Defesa do Consumidor. Acabo de falar com o sac (depois de tentar por quase uma hora). Em primeiro lugar o atendente que me atendeu no dia 05/12 registrou coisas diferentes das que eu disse. Em segundo a atendente de hoje disse que não pode fazer NADA! Que o máximo que o Ponto Frio pode fazer é cancelar a compra e estornar o pagamento no cartão de crédito.

    Mesmo depois de citar o CDC ela foi categórica: o Ponto Frio não pode fazer nada a não ser cancelar a compra.

    Avisei que estarei entrando por via judicial e ela pareceu não se importar, dizendo que é um direito meu e que o Ponto Frio continua com a mesma posição.

     
  22. Fred

    dezembro 10, 2008 at 8:37 pm

    Cris, é conforme postei no site. Eles não estão dispostos a negociar e ainda dá desculpas baseadas em mentiras. Absurdo!

    Disse que estamos em grupo e que se eles forem punidos pela justiça, sairá muito mais caro que consertar o erro.

    Calma, eles estão aprendendo com a web 2.0 com quantos paus se faz um pós venda e atendimento.

     
  23. fredfilippini

    dezembro 11, 2008 at 5:29 pm

    Aproveitando sua dica para denunciar o Ponto Frio no Ministério Público, coloquei no site um modelo para reclamação.

    Valeu!

     
  24. Luciano Carrara

    dezembro 18, 2008 at 11:19 am

    Vamos nos unir e descobrir telefones de pessoas, diretores, gente importante dentro do ponto FRIA… fone da faxineira, da tia do Café… qualquer pessoa la dentro, e vamos aporrinhar… ligar o dia inteiro obter contatos e divulgar entre todos….

    alguns numeros…
    44478650
    44478649 todos SP

    Eu já entre em desespero

     
  25. Fred

    dezembro 19, 2008 at 9:29 am

    Good news!

    Agora não tem mais desculpa do Ponto Frio para não fazer a troca: o novo ipod touch 2 geração já está disponível para compra na Saraiva. Em breve já estará pipocando nas outras lojas.

    Link do produto: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2615299&ID=BB007BF97D80C1217091D0273&PAC_ID=25344

     
  26. Fred

    dezembro 19, 2008 at 11:00 am

    – UPDATE –
    O produto não se encontra mais disponível. É jogo de esconde esconde?

     
  27. cristianocuty

    janeiro 6, 2009 at 8:15 am

    O Ponto Frio entrou em contato informando que irá fazer a troca do produto até dia 17/01/2009. Pedirão que não tomasse nenhuma atitude judicial até aquela data.

    Vamos esperar para ver.

     
  28. cristianocuty

    janeiro 15, 2009 at 2:05 pm

    Recebi o seguinte e-mail do Ponto Frio hoje:

    “Prezado (a) XXXX XX XXXXX XXX,

    Recebemos a solicitação de coleta do pedido 6038

    Item(ns) a ser(em) devolvido(s):
    1 IPOD TOUCH 8GB MA623ZY/B SILVER – APPLE

    Endereço de coleta:
    XXXXXX
    XXXXX
    XXX
    X

    Prazo para coleta: 1
    Prazo para retorno: 6

    Pedimos que a mercadoria seja devolvida em sua embalagem original, acompanhada de seu manual/acessórios e a primeira via da nota fiscal. É importante descrever no verso da nota fiscal o motivo da devolução ou o número de protocolo

    A sua solicitação será concluída assim que houver a devolução da mercadoria ao nosso Centro de Distribuição

    Atenciosamente,

    SAC PontoFrio.com
    atendimento@sac.pontofrio.com

    Será que agora enviam de volta o iPod Touch Segunda Geração?

    Farei a devolução amanhã. É aguardar os seis dias para ver.

     
  29. cristianocuty

    janeiro 17, 2009 at 1:26 pm

    O Ponto Frio recolheu ontem o iPod. Resta saber se eles enviarão o produto correto agora.

     
  30. cristianocuty

    janeiro 21, 2009 at 7:05 am

    Parece que agora eles vão mandar o iPod Touch 2G. Recebi o seguinte e-mail ontem:

    “Prezado (a) XXXXXX XX XXXXXXXXX XXXXX,

    Referente à sua solicitação do Pedido 6038, confirmarmos a liberação da nova entrega

    No encerramento da solicitação, serão liberados:

    Reposição do(s) item(s) abaixo:
    1 IPOD TOUCH MB528BZ/A 8GB – APPLE
    Prazo: 5 dias úteis após 20/01/2009
    Endereço de entrega:
    XXXXXXXX
    XXXXXXXXX XX XXXX
    XXXX XXXXXXX
    XXX XXXXXXXXX

    Atenciosamente,

    SAC PontoFrio.com
    atendimento@sac.pontofrio.com

     
  31. Fred

    janeiro 21, 2009 at 8:27 am

    Recolheram o meu tambem Cristiano, mas não recebi email nenhum.

    Espero que chegue, o prazo marcado para mim é o dia 22.

    Abraço!

     
  32. dario

    abril 21, 2009 at 4:57 pm

    voce e um grande filho da puta e seus amigos tambem ao inves de voces comprarem pela net va ate uma loja fisica e comprem diretamente na loja.
    seus bando de cuzoes e filhos da putas

     
  33. cristianocuty

    abril 22, 2009 at 12:36 pm

    Dá para acreditar no rapaz acima?!

    Eu só aprovei o comentário para que todos vejam como ainda temos ignorantes por aí…

    Impressionante!

     
  34. Walter

    setembro 21, 2010 at 1:30 pm

    Se demorar muito a falar com eles, vão dizer que o tempo para reclamações já passou e nesse caso a empresa nada pode fazer.

    Também não estou satisfeito com o serviço deles. Comprei à vista um celular. Disseram quem entregariam em até 4 dias úteis, mas já fazem 2 semanas. Hoje eles me enviam um email falando sobre reposição do ítem (não dizem o motivo do ítem estar sendo reposto) e pedem que eu aguarde mais 4 dias úteis.

    Sinceramente, não vale a pena comprar na loja online do Ponto Frio.

     

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