RSS

Muito Além do Jardim (!!!!)

04 jul
Capa do DVD

Capa do DVD

Ficha Técnica

Título Original: Being There
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 130 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1979
Direção: Hal Ashby
Roteiro: Jerzy Kosinski
Produção: Andrew Braunsberg
Música: Johnny Mandel

O mote do filme “Muito Além do Jardim” diz respeito à mídia e sua influência na sociedade atual. Até que ponto a comunicação de massa é capaz de interferir na vida de alguém? O quanto nós deixamos de ser nós mesmos para nos tornarmos um subproduto de uma sociedade formata em padrões midiáticos? A chamada “indústria cultural” destruiu o homem pensante? Estas são algumas das principais questões apontadas e trabalhadas no filme.

Mister Chance, magistralmente interpretado por Petter Sellers, sofre uma série de transformações em sua passagem de seu pequeno mundinho (jardim e TV) para a vida de celebridade. Durante a “escalada rumo à fama” de Chance, as situações por ele vividas, vão demonstrando o quanto o reflexo da sociedade, é apresentado de forma distorcida na mídia, principalmente na TV.

Uma das seqüências mais importantes neste sentido é aquela em que Chance é questionado sobre que jornais ele lê. Quando o personagem, que é analfabeto responde: “eu não leio jornais”, logo a repórter se recompõe do susto dizendo: “Muitos homens não lêem jornal algum, mas apenas um teve coragem de admitir”. Nesse ponto fica clara a criação do mito de herói pela mídia. Invertem-se os dados e dá-se uma nova interpretação para as informações com o intuito de enaltecer algo ou fortalecer uma imagem.

Por fim, o filme apresenta um presidente dos EUA também fascinado por TV e que guarda em si, muito do que é Chance, em seu interior. O ingênuo e analfabeto jardineiro Chance, que nunca havia posto os pés fora de casa, torna-se uma das maiores celebridades dos EUA. Tudo o que diz soa como verdade, tudo o que faz torna-se exemplo a ser seguido. A mídia o coroa como a um rei, um herói criado numa espécie de pré-Big Brother do final da década de 70…

Isso me faz lembrar das aulas em que estudávamos “A Arte Retórica” de Aristóteles, quando havia um questionamento recorrente que nunca me saiu da cabeça: deve o comunicador louvar aquilo que não deve ser louvado? – Como no final incerto do filme, deixo aqui também esta incerteza.

! – Péssimo • !! – Ruim • !!! – Regular • !!!! – Bom • !!!!! – Ótimo

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em julho 4, 2006 em Resenhas

 

Tags: , , ,

2 Respostas para “Muito Além do Jardim (!!!!)

  1. bruna

    março 21, 2010 at 7:04 pm

    nossa análise perfeita do filme me ajudouu muuitooo!!

     
  2. Gilson de Andrade Tavares

    agosto 17, 2010 at 5:52 pm

    Estou cursando jornalismo e esta rápida análise deste filme me despertou o desejo de assistí-lo.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: