RSS

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica (!!!!)

31 jul
As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica

Editora: Artes e Ofícios
Autores: A.S. Franchini e Carmen Seganfredo
ISBN: 8574211036
Ano: 2004
Edição: 1
Número de páginas: 328
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Eu iria fazer um post para a coluna Runas do Norte sobre os vikings na literatura. O objetivo seria falar um pouco dos livros em que os senhores do norte foram retratados, seja pela história real daquela sociedade, seja por sua rica mitologia. No entanto, a quantidade de livros é imensa e existem títulos obscuros, de editoras desconhecidas e difíceis de encontrar. Assim, para evitar o erro de tentar abrçar o mundo com as pernas, vou me limitar a fazer alguns comentários aqui sobre alguns dos livros que achei interessantes sobre o vikings. E para começar: As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica.

Como o próprio nome diz, o livro reúne algumas das melhores histórias presentes nos Edda (poemas antigos que contam toda a mitologia do povo do norte) e as conta em proza de uma maneira bastante divertida. O livro, apesar do tamanho, é leve, de fácil leitura, porém bastante rico em detalhes. Em alguns momentos o texto parece até mesmo infantil, pois trata o humor dos vikings de maneira ingênua e até mesmo banal. Talvez tenha sido a solução encontrada pelos autores para afastar aquela imagem estereotipada dos vikings como um povo violento. Essa ingenuidade chega a ser incômoda em alguns momentos, mas nada que atrapalhe a diversão das boas histórias de Odin, Thor, Loki, Heimdall, Balder e tantos outros.

No livro estão presentes algumas das histórias mais importantes e interessantes da mitologia nórdica. Dentre elas podemos citar a história que da origem a Sleipnir (o cavalo de oito patas de Odin) e a guerra entre os aesires e os jotun, o desaparecimento de Mjolnir (o martelo de Thor), o anel de Andvari, a aposta de loki e muitas outras. Ao todo são 25 histórias, além do Anel dos Nibelugos, a ópera de Richard Wagner aqui retratada de uma forma simples e divertida de ler.

Para quem está aguardando o próximo livro da linha Vikings e quer saber mais sobre mitologia nórdica, esta é uma ótima pedida!

! – Péssimo • !! – Ruim • !!! – Regular • !!!! – Bom • !!!!! – Ótimo

! – Péssimo • !! – Ruim • !!! – Regular • !!!! – Bom • !!!!! – Ótimo
 

Tags: , , ,

3 Respostas para “As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica (!!!!)

  1. Fabrício Luna

    julho 31, 2010 at 12:09 pm

    Olá.

    O livro parece bom. Procurá-lo-ei nas livrarias.

    Estou lendo o livro “Devoradores de cadáveres” de Michael Crichton. Estou gotando. É o texto que deu origem ao filme “o 13° guerreiro”.

    Parabéns pelo teu trabalho.

    Até mais.

     
  2. Cristiano Cuty

    julho 31, 2010 at 1:38 pm

    Obrigado, Fabrício! O livro é bem legal mesmo.

    Quanto ao Devoradores de Mortos, eu também tenho e já li duas vezes. É MUITO BOM! Provavelmente será o próximo livro resenhado aqui sobre o universo dos vikings.

    Deixei um link para compra do ‘As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica’ no ‘Recomendo’.

     
  3. Fernando

    dezembro 23, 2013 at 2:33 pm

    Adoro este livro, como todos de mitologia destes autores. E e quem tem, como eu tive, a curiosidade de conhecer a autora desta Mitologia Nórdica e de outras diversas mitolgias, confira video abx:

     

Deixe um comentário